LaTeX – Produzindo Trabalhos Acadêmicos de Alta Qualidade

LaTeX – Produzindo Trabalhos Acadêmicos de Alta Qualidade
Gostou? Compartilhe em sua rede

Hits: 110

Com qual software você redige e formata seus artigos, livros ou apostilas? Imagino que você utilize as ferramentas mais conhecidas: Microsoft Word, LibreOffice ou Google Docs. Já pensou na quantidade de tempo necessário para verificar numerações, formatação de capítulos, parágrafos, sumário, bibliografia e todos os outros elementos que compõem o documento que você está escrevendo?

O LaTeX é a ferramenta que precisamos para focarmos no conteúdo e não mais na formatação. Ele é um sistema preparador de documentos de alta qualidade tipográfica e seu funcionamento é diferente de processadores de texto (Word, LibreOffice). Processadores de texto utilizam um princípio chamado WYSIWYG (What You See Is What You Get), ou seja, o que você está vendo é o que você irá obter ao salvar seu documento em PDF.

 

Princípio WYSIWYG utilizado em processadores de texto

Fonte: O Autor.

 

Já no LaTeX, é utilizado o princípio WYSIWYM (What You See Is What You Mean), assim, o que você está vendo é o que você quer dizer. Dizer para quem? Para o compilador do LaTeX que realizará toda a mágica para transformar seu arquivo com extensão .tex para .pdf, .html, entre outros que você pode escolher.

O LaTeX é baseado em tags assim como o HTML (HyperText Markup Language) e cada tag possuí um contexto e pode conter um estilo associado. Quando declaramos: \chapter{Meu capítulo} estamos dizendo ao compilador que queremos um capítulo e esse capítulo pode possuir o estilo padrão do LaTeX ou um estilo criado por você ou por outras pessoas. Há outros tipos de tags como por exemplo: \usepackage{NomeDoPacote} que importa um pacote (conjunto de funcionalidades) para serem utilizadas no documento.

 

Princípio WYSIWYM utilizado no sistema preparador de documentos.

Fonte: O Autor

 

 

Você deve estar se perguntando: “Por que vou utilizar o LaTeX se ele parece ser muito mais difícil que o Word?”. Bom, a seguir você verá algumas vantagens e desvantagens do LaTeX:

Vantagens do LaTeX

  • Existem modelos LaTeX prontos na internet para qualquer tipo de documento (inclusive Curriculum);
  • Não possuí bugs;
  • É de graça;
  • Foco no conteúdo do que está sendo produzido pois a formatação é automática. Sumário, listas, numeração de figuras, numeração de capítulos, fonte e etc.;
  • Geração automática de bibliografia e índices;
  • Fórmulas matemáticas com alta qualidade e com fácil inserção (O LaTeX foi construído pensando na área de exatas);
  • Documento com qualidade profissional;
  • Utilização de pacotes escritos por outros usuários. A comunidade LaTeX é bem forte;
  • Compatibilidade – LaTeX não perde a formatação. Um documento LaTeX de 30 anos atrás terá o mesmo formato hoje;

Desvantagens do LaTeX

  • Construir um modelo totalmente do zero pode ser muito trabalhoso. Então é ideal utilizar modelos prontos como base para o nosso documento;
  • Aprender LaTeX pode desencorajar algumas pessoas, afinal, ele não é tão intuitivo como o Word;

Escrevendo em LaTeX

É possível utilizar o LaTeX instalando diretamente no sistema operacional e utilizar editores de textos variados como o Visual Studio Code, TeXstudio, Vim, entre outras opções. No entanto, para fugir de instalações é possível utilizar uma ferramenta Web chamada Overleaf. No Overleaf é possível criar e editar documentos, ver modelos prontos (publicados por outros usuários) e exportar para PDF.

abnTeX2

Existe uma suíte para LaTeX que atende os requisitos das normas ABNT chamada abnTeX para a elaboração de diversos tipos de trabalhos acadêmicos. É muito comum que diversas instituições de ensino, através de aluno e/ou professores, utilizem dessa suíte e adequem para o modelo da instituição que fazem parte. Vale a pena dar uma olhada.

Aprofundando

Existe um conteúdo vasto sobre LaTeX na internet e recomendo que você busque aperfeiçoar suas habilidades em LaTeX. Quem já teve contato com HTML ou outra linguagem de marcação pode sentir mais facilidade ao utilizar a ferramenta. Para quem nunca teve contato, exigirá um pouco mais de esforço, porém, vídeos no Youtube, apostilas, documentação oficial podem facilmente ultrapassar a barreira de aprendizado.

Fiz um vídeo explicando de forma resumida sobre LaTeX, Overleaf, abnTeX, importando o modelo de trabalho acadêmico que utilizo na minha faculdade e detalhando sua estrutura.

 

Gostou? Compartilhe em sua rede

Erik Rodrigues

Estudante de Sistemas de Informação, desenvolvedor de Software e entusiasta em Engenharia de Dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *