Investir ou não investir em educação, eis a questão.
Views: 12
Muitos me perguntam sobre que curso se deve ou não fazer, técnico ou tecnólogo, graduação ou profissionalizante, pós-graduação ou certificação, etc., mas vamos lá tentar esclarecer alguns pontos, primeiro pense em sua carreira como uma escada, onde cada degrau é um passo que você deve tomar em busca do sucesso profissional, essa escada começa lá no colégio, talvez até antes, e vai até o final de sua vida, existem muitas paradas para descanso ao longo dessa escada que você pode usar para tomar fôlego, contudo as vezes a vista desse lugar é tão incrível que você acaba por fazer a sua morada ali mesmo. Garanto que todos já sentimos isso ou já passamos por isso, ou estamos passando agora, mas o importante é não parar. Voltando a escada, a sua escolaridade não rege quem você é, ou o profissional que é, ou seja, a sua escolaridade é uma espécie de impulso que faz você avançar alguns degraus dessa sua longa subida, cursos e faculdades que impões poucos desafios, acabam impulsionado a sua subida de forma mais lenta, já cursos ou instituições, normalmente de renome, muitas vezes de alto investimento, tendem a lançar você muitos degraus a frente, mas é claro, mesmo assim, tudo vai acabar dependendo de você, e eu explico. De nada adianta você fazer o curso mais top do planeta, na faculdade mais porreta que existe se você não continuar galgando os degraus de sua carreira, bem como muitas vezes um curso extremamente leve que pouco fez você avançar na sua escada pode te deixar em uma situação desfavorável no início, mas você pode continuar galgando seus degraus e crescendo muito, inclusive passar muitos dos seus colegas mega estudados, em suma, tudo depende de suas pernas. A faculdade ajuda, impulsiona, quanto melhor, mais longe você é lançado, melhora sua rede de relacionamento (talvez esse seja um dos pontos mais importante), faz você reclamar menos e correr atrás mais. Porém isso tudo não basta, a sua carreira depende exclusivamente de VOCÊ! Logo… Mooove! Reme!!!! Se mexa!!!!
O que pretende fazer vai muito de que área pretende seguir ou o que pretende para o seu futuro profissional, ou então se a sua perspectiva de futuro bate com a missão e/ou visão da empresa que você trabalho ou pretende trabalhar. Por exemplo, para quem gosta de tecnologia sempre há trabalho, claro que depende muito da pessoa, mas se for engajado sempre tem coisa para fazer, pode ser em pequenos projeto como freelance, ou em grandes empresas, vai muito de cada um, mas é uma área que tem que estar constantemente estudando e se aperfeiçoando. A vantagem do tecnólogo é que o investimento é menor e te lança no mercado mais rapidamente. Tente ver assim, quanto maior seu investimento em educação mais alto você é lançado na escada de sua carreira, mas você pode ter uma formação da NASA, mas empacar em um degrau ou subir bem lentamente, já por outro lado você pode ter uma formação simples, em uma faculdade pequena, mas ser um alpinista na arte de galgar novos desafios. Então, estudo ajuda muito, acelera o processo, mas não faz de você um cara de sucesso só por isso.
No mais compartilha ai com seus amigos que precisam de uma orientação e comenta o que achou do texto, vou adorar ler e responder os seus comentários.
Show
reeemaaa!!!