A BOA PRÁTICA DE INDENTAR EM C
Views: 351
1. O que é indentação:
Indentação (recuo) é uma técnica geralmente utilizada por pessoas que desenvolvem programas de computador, sendo aplicada em códigos-fonte. Não é obrigatório na linguagem C, porém é considerado como uma boa prática profissional pelos que atuam na área.
2. Para que serve a indentação:
A indentação serve para deixar o código legível, o que ajuda na identificação de erros, manutenção e permite que outras pessoas compreendam o que está escrito.
3. Como usar indentação:
Existem diversos estilos de indentação nas mais diversas linguagens de programação, sendo que todos tem em comum o conceito de blocos de código (formados por { }) dependentes de um comando, definição ou declaração, que devem ser identificados por um aumento de nível de indentação, ou seja, coloca-se um espaçamento (normalmente feito apertando tab ou quatro espaços) anterior ao código de cada linha e esse espaçamento vai aumentando de acordo com o bloco em que está inserido.
Exemplo:
{
Aqui comecei um bloco, observe o espaçamento dentro do bloco.
perceba que tudo que está dentro do bloco tem um espaçamento antes.
{
Aqui agora temos um bloco dentro de outro bloco.
Perceba que agora existem dois espaçamentos
{
Agora temos um bloco, que está dentro de outro e outro.
Perceba que quanto mais blocos dentro de blocos, mais para a direita as linhas vão, isso é indentação.
}
}
}
Em outras palavras, tudo que estiver entre chaves você desloca um espaçamento para a direita, ou seja, aperta tab ou quatro vezes o espaço do teclado.
Exemplo em código-fonte:
Código em C sem indentação |
Código em C com indentação |
int main(){
bool eu_indento = false; if(eu_indento){ printf(“Parabéns pela boa prática”); } else{ printf(“Que pena!!”); } return 0; }
|
int main()
{ bool eu_indento = true; if(eu_indento) { printf(“Parabéns pela boa prática”); } else { printf(“Que pena!!”); } return 0; }
|
Analisando o exemplo acima, é possível perceber que o código com indentação facilita a compreensão do que o programa deve fazer. Já o não indentado é necessário maior esforço para descobrir onde começa e termina determinado bloco. Em um programa mais complexo e com mais linhas de código a falta de indentação pode causar problemas e dificuldades para o programador.
Na linguagem C é possível usar a chave logo após o comendo como mostrado abaixo.
Exemplo de indentação |
int main(){
bool eu_indento = true; if(eu_indento){ printf(“Parabéns pela boa prática”); } else{ printf(“Que pena!!”); } return 0; } |
Outra peculiaridade da linguagem C é possibilidade de não utilizarmos as chaves quando o bloco é composto por apenas um comando como mostrado abaixo, porém mantem-se a tabulação.
Exemplo de indentação |
int main()
{ bool eu_indento = true; if(eu_indento) printf(“Parabéns pela boa prática”); else printf(“Que pena!!”); return 0; } |
ótimo artigo.
valeu Henrique 🙂
Excelente artigo, ajudou muito!
Obrigado Sr. Diego. 🙂
Clístenes é isso aí meu jovem, bela explicação.
Obrigado Sr. marcio. 🙂
ótima explicação! Me ajudou muito, obrigada!
Obrigado Sra. Gabrielle, fico feliz que tenha ajudado. 🙂