or the following one for loading the Bootstrap library from jsDelivr: Tabela com Imagens de Fundo

CMaker Games

CMaker Games
Gostou? Compartilhe em sua rede

Views: 39

CMaker Games

Atualizado: 2024-01-27

Já pensou em criar seus próprios jogos digitais?

O curso CMaker Games é voltado para jovens, neste curso iremos te apresentar este mundo incrível e para isso preparamos um curso repleto de desafios e recheado de aprendizado para você se encantar com esse universo promissor. A plataforma de desenvolvimento que usaremos (o motor gráfico) é um dos melhores disponíveis no mercado para criação de jogos 2D, o Contruct 3. Disponível em plataforma online, não requer instalação e não necessita aqueles computadores mega potentes para desenvolvimento.

Ficou curioso? Dá só uma olhadinha aqui nos jogos incríveis criados com o Construct.

Quer criar seu primeiro jogo? Matricule-se aqui!
Dúvidas?
Whatsapp Fábio Bettio
(Fundado do Espaço CMaker e organizador do curso)

Conteúdo dos módulos

Boas-vindas à sua jornada emocionante no mundo dos jogos! Nosso programa foi cuidadosamente elaborado para guiá-lo passo a passo, proporcionando uma experiência envolvente e prática. Vamos explorar os módulos que o levarão de iniciante a um verdadeiro mestre na arte do desenvolvimento de games.

Formação Ninja Games – Básico

E assim começa sua jornada gamer, você será introduzido ao ambientes de jogos por meio de um jogo de carros e aprenderá itens como pontuação, cenário, colisão.

Já parou para refletir como um computador pensa? Como um carro anda dentro de um jogo? Aqui iremos te ajudar a descobrir a resposta desta e muitas outras perguntas.

  • Módulo 1 – Decomposição e pseudocódigo: Você vai ter seu primeiro contato com o motor de desenvolvimento (Contruct 3) e investigar seus jogos preferidos, usando decomposição e pseudocódigo.
  • Módulo 2 – Input e Outputs: Dê seus primeiros passos no motor de desenvolvimento (Contruct 3), desvendando seus jogo com decomposição e pseudocódigo. Crie seu primeiro jogo, aprendendo sobre input, outputs, animações e movimentação. Os testes tornam-se uma parte essencial de seu desenvolvimento.
  • Módulo 3 – Eventos e Ações: Evolua seu jogo adicionando eventos e ações. Aprenda a fazer seu jogo interagir, permitindo colisões e desaparecimento de objetos. Introdução às declarações condicionais, dando um toque de complexidade ao seu projeto.
  • Módulo 4 – Tipos de dados e variáveis ​​globais: Explore a criação da pontuação do seu jogo e mergulhe no mundo das variáveis. Este módulo apresenta as bases das variáveis, enquanto você desenha sua primeira linha do tempo.
  • Módulo 5 – Público-alvo: É hora de iniciar o jogo! Adicione seu primeiro botão e aprofunde-se na discussão sobre público-alvo. Vamos levar sua jornada a um novo patamar.
  • Módulo 6 – Ciclo de via de um projeto: Conclua sua primeira jornada gamer incorporando o “Game Over”. Descubra o ciclo de vida de um projeto e os aspectos envolvidos em cada etapa.
  • Projeto final: O projeto final desafia você a criar seu primeiro jogo para um cliente, utilizando os conhecimentos adquiridos.

Parabéns! Agora você passa para o próximo nível e já podemos deixar as tarefas um pouco mais desafiadoras!

Quero garantir a minha vaga!

Formação Ninja Games – Pré-intermediário

Agora que você deixa de ser um novato na área de games e passa para o próximo nível. Nesta nova fase iremos convidá-lo a desenvolver ainda mais o seu conhecimento, aprendendo sobre redes (servidores), combinando a magia dos games com a emoção da robótica.

  • Módulo 7 – Fluxogramas primeiros passos: Explore a visualização de algoritmos por meio de fluxogramas. Atividades práticas com MEGO de processos proporcionam uma compreensão mais profunda. Aprenda a aplicar fluxogramas em um projeto real, introduzindo conceitos cruciais para o pensamento computacional.
  • Módulo 8 – JavaScript primeiros passos: Dê um salto para o mundo do código! Aprenda os fundamentos do JavaScript, inserindo seu primeiro “hello world”, utilizando alerts e console.log. Transforme seus conhecimentos em fluxogramas em linhas de código, dando vida às suas criações.
  • Módulo 9 – Pensamento computacional: Desenvolva uma compreensão do pensamento computacional. Explore as vertentes da decomposição, abstração, algoritmo e reconhecimento de padrões. Aplique esses conceitos em variáveis, tipos de dados, operadores, estruturas de controle, funções e uso de bibliotecas, culminando na criação de um jogo responsivo.
  • Módulo 10 – Arduino: Entre no emocionante mundo da robótica! Desenvolva um projeto que envolve ligar LEDs com botões, explorando mecânica, código e eletrônica. Esta etapa prepara você para a integração física entre jogos e projetos de robótica
  • Módulo 11 – Servidor NodeJs: Chegou a hora de unir seu jogo ao projeto de robótica! Enfrente uma etapa repleta de testes e introdução aos conceitos de redes com o Servidor NodeJs.
  • Projeto final: Nesta etapa os estudantes são convidados a desenvolverem um jogo onde seja possível interagir fisicamente em um projeto de robótica e este interaja online com o jogo desenvolvido em construct através do servidor.

Agora você deixa de ser um novato em games e já tem a base para embarcar em novas aventuras cada vez mais desafiadoras e inovadoras na área de desenvolvimento de games!

Agora é a hora, quero garantir a minha vaga!

Formação Ninja – Intermediário

Como um ninja iniciante, sua jornada continua a evoluir. Nesta etapa, você será desafiado a aprimorar suas habilidades, aprofundando a integração entre robótica e games.

  • Módulo 12 – Estruturação de projeto: Revise e fortaleça os conhecimentos adquiridos até aqui, aplicando-os em um projeto que destaca o pensamento computacional.
  • Módulo 13 – Versionamento de código: Aprenda as melhores práticas e ferramentas de mercado para versionamento de código. Entre no universo do Github, onde poderá gerenciar e versionar seus códigos de maneira eficiente.
  • Módulo 14 – Luzes: Explore o mundo dos circuitos com o uso de luzes e potenciômetro. Desenvolva um projeto que permita controlar a luminosidade, replicando esse comportamento em um jogo. Introduza o uso avançado de funções no seu jogo.
  • Módulo 15 – Som: Adentre o fascinante universo do som! Descubra como incorporar efeitos sonoros ao seu jogo, proporcionando uma experiência sensorial mais completa. Explore a integração de reações sonoras com seu projeto de robótica por meio de interações com botões.
  • Módulo 16 – Cinética: Encerre o curso com chave de ouro, desenvolvendo um protótipo de um volante. Construa sua própria caixa de volante, aplique conhecimentos de eletrônica para movimentar o volante e som. O destaque do projeto é a criação do seu game digital, onde você terá construído seu simulador de direção utilizando JavaScript e C++!

    Parabéns, você está pronto para enfrentar desafios ainda mais emocionantes e complexos na integração entre robótica e games.

    Seja um verdadeiro ninja na arte do desenvolvimento de jogos! Prepare-se para novas aventuras e inovações, consolidando sua posição como um mestre na criação de experiências interativas e tecnologicamente avançadas.

    Garanta sua vaga já!

Veja como vão funcionar as aulas:

Turmas pequenas para jovens a partir de 14 anos.

Aulas aos sábados, das 9:30:00hrs as 11:30hrs.

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Desejável trazer notebook.

Requisitos de sistema (Construct 3)

 

Quer garantir uma vaga? Matricule-se aqui!
Dúvidas?
Whatsapp Fábio Bettio
(Fundado do Espaço CMaker e organizador do curso)

Investimento

Matrículas abertas!
Dúvidas?
Whatsapp Fábio Bettio
(Fundado do Espaço CMaker e organizador do curso)

Gostou? Compartilhe em sua rede
Avatar photo

Raquel Moraes

Engenheira de Software, com uma breve passagem pelo MIT com aprofundamento em Transformação Digital. Mentora dos cursos de robótica básica e jogos digitais no Espaço CMaker e entusiasta na ampliação do programa. A louca dos gatos e das plantinhas.

Deixe um comentário