Campus Party Brasil 2024 (CPBR16): Um Resumo do que Rolou!
Views: 94
Campus Party Brasil 2024 (CPBR16) o maior festival sobre tecnologia, disrupção, empreendedorismo e STEAM da América Latina ocorreu em São Paulo no Expo Center Norte de 9 a 13 de Julho de 2024, sendo visitada por mais de 100.000 pessoas nos 5 dias de evento. O evento proporcionou uma experiência inesquecível para todos, repleta de atividades, palestras, workshops e competições e NÓS ESTÁVAMOS LÁ! Trouxe aqui um pequeno resumo do que foram esses dias com alguns destaques e algumas dicas valiosas para quem pretende se aventurar em uma próxima CP.
Transporte
Devido a quantidade de bagagem que tínhamos decidimos ir de ônibus (pesos máximos: 5Kg bagagem de mão e 30Kg no bagageiro), descemos no Terminal Rodoviária do Tietê e fomos de Uber para o Expo Center Norte (bem perto por sinal), mas é necessário uma pernada para chegar no local de paradas dos Ubers.
Abertura do Evento
A abertura do CPBR16 foi marcada por uma cerimônia inspiradora com palestras de figuras proeminentes do setor tecnológico. A energia vibrante do evento era palpável, dando o tom para os dias seguintes de intensa atividade e inovação.
Mapa do Local
O evento ocorreu no Expo Center Norte, um amplo centro de exposições com uma ótima infraestrutura, e foi dividido em três partes:
Área Open: Área aberta a comunidade com entrada gratuita e diversas atividades, estandes, palestras e workshops, com diversão e conteúdo de qualidade para todas as idades. Nesta área estavam as caravanas de competidores vindos de toda parte do país, sendo muito de Curitiba. Esta área era dividida em duas partes, uma para as equipes que iriam participar dos torneios e outra aberta de livre acesso.
Área do Camping: Nesta área estavam as barracas, com aproximadamente 6 mil pessoas acampadas, uma loucura a infra e a organização para manter isso funcionando, mas conseguiram atender a demanda de forma minimamente satisfatória. Um dos inconvenientes dessa área é a necessidade de revista a todo momento durante a movimentação entre as áreas Open e Arena. Contudo, isso garantia um certa tranquilidade com relação aos nossos pertences. Computadores e Monitores são cadastrados e etiquetados no cadastro do campuseiro e só podem entrar e sair das áreas se de posse do seu proprietário. Depois de um tempo percebemos que a melhor alternativa para evitar as longas filas de revista era deixar nossos pertences todos nas bancadas da Arena e circular sem mala e mochilas que eram o foco das revistas. Assim usamos cadeados para os PCs e passamos a deixar tudo nas bancadas, mesmo durante a noite, atentando apenas para guardar objetos pequenos como mouses e powerbank.
Imagem da esquerda nossa bancada com o Deskbnote do Gui, da direita o luminoso de Curitiba.
Área da Arena: Esta área também era restrita aos campuseiros, sendo o acesso para campuseiros com mochila era apenas mediante revista, então o vai e vem com mochilas era bem complicado. Nesta área ficavam a maioria dos palcos, as bancadas das comunidades e diversas outras atrações exclusivas para os campuseiros. Aqui é onde passamos boa parte do tempo, assistindo palestras, participando de workshops, competições, cantando (Clistenes), programando (eu), dançando (Gui), aqui também ocorre boa parte do Network do evento. Levamos uma placa escrito Curitiba e isso facilitou outros curitibanos nos localizarem para bater um papo e falar de tecnologia.
Destaques
A CPBR16 é uma oportunidade única para se conectar, aprender e colaborar com outros entusiastas de tecnologia e inovação! Durante 5 dias estivemos imersos nesse universo puramente tecnológico e empolgante.
Um dos pontos de destaque foi a participação do nosso associado e parceiro Clistenes Bento, que apresentou sua proposta de negócio em um workshop de startups, onde os participantes foram mentorados desde a concepção de uma empresa, até a apresentação final em formato de pitch, passando pela avaliação de uma banca. Com muito orgulho a proposta do Clistenes chegou a semifinal, passou perto essa! Parabéns pelo empenho e capricho no desenvolvimento desta incrível proposta de negócio.
Competições: Os torneios movimentaram o público em duas áreas distintas, dentro da Arena comunidades se organizam e propões diversas competições, sendo uma delas a competição de casemod, onde os competidores apresentam modificações feitas no gabinete de seus computadores visando uma total ou parcial remodelagem da aparência do PC. Participamos nesta competição com o projeto do Guilherme Bettio, o Desknote, um desktop modificado para ser usado em uma maleta, onde ele foi premiado com um gabinete pelo diferencial da solução apresentada.
Já na área Open rolou diversas outras competições promovidas pela Robocore, onde a comunidade pode ver de perto a famosa batalha de robôs, e diversas outras modalidades de competições, como seguidores de linha, sumô e Hockey.
Área Open com as bancadas para os que competiram nos torneios. |
Palestras e Workshops
Um dos temas mais discutidos durante o evento foi a inteligência artificial. Vários debates abordaram os impactos éticos e sociais dessa tecnologia, além das tendências do mercado de trabalho. Abaixo um registro da palestra do professor Marcelo Graglia.
Além desta, outras palestras procuraram trazer para o evento as novidades do mundo da tecnologia, gerando insight importantes.
Embora algumas palestras tenham sido menos impactantes, algumas constaram com a presença de nomes importantes para o universo maker, como Marcelo Tas que conduziu uma mesa redonda sobre Inteligência Artificial.
Bancadas da Arena
As bancadas completam a magia do evento, elas são espaços dedicados para os campuseiros trabalharem em seus projetos, participarem de hackathons, venderem produtos e serviços e trocarem ideias. Elas são essenciais para criar um ambiente de coworking durante o evento.
Usadas para:
-
- Espaços de Trabalho: Cada bancada está equipada com mesas, cadeiras, pontos de rede e pontos de energia, proporcionando um ambiente confortável para trabalho e desenvolvimento de projetos.
- Conectividade: Todas as bancadas possuem acesso à internet de alta velocidade, fundamental para o desenvolvimento e a colaboração online.
- Colaboração: As bancadas promovem a interação entre participantes, facilitando a troca de conhecimentos e experiências. É comum ver campuseiros ajudando uns aos outros e formando equipes multidisciplinares.
Dicas Valiosas
Com nos perrengues que vivemos, trouxemos algumas dicas para ajudar futuros campuseiros.
Acomodação
- É essencial levar um bom colchonete, pois o piso frio e duro incomoda para dormir. Colchões infláveis, apesar de populares, podem furar facilmente. Felizmente, remendos estavam disponíveis para compra dentro do evento, mas mesmo assim depois do segundo furo desistimos e compramos colchonetes pelo Uber Mercado.
- Selecione bem o que irá levar. Roupas quentes não foram muito utilizadas, o local possui sistema de calefação, então as variações de temperaturas eram pequenas, baixando um pouco durante a noite, uma coberta é importante.
O remendo |
O furo |
|
O segundo furo |
Alimentação:
- Praça de Alimentação: Os preços eram elevados, com lanches não saindo por menos de R$40,00. Alternativas mais econômicas incluíram sair do centro de eventos para comprar comida do lado de fora ou utilizar serviços de entrega como iFood e Uber Eats.
- Mercado: Optamos por pedir alimentos do mercado via aplicativos de entrega, como pão, queijo, presunto, leite, miojo e lasanha congelada, o que reduziu significativamente os valores gastos durante o evento. Dentro do evento, haviam micro-ondas disponíveis para esquentar a comida, apesar das filas nos horários de pico.
Café e Energéticos:
- Café Três Corações: Disponível 24 horas por dia, o café gratuito foi um grande atrativo. Em momentos específicos, outras bebidas como cappuccino gelado também estavam disponíveis, embora com filas consideráveis.
- Red Bull: Energéticos gratuitos também foram oferecidos, mas as filas eram longas.
Banheiros:
- Ganchos e Suportes: Levar ganchos para pendurar roupas durante o banho facilita bastante.
- Horários: Identificar os horários de maior e menor fluxo ajudou a evitar filas nos banheiros.
Conclusão
O CPBR16 teve um menor peso das palestras e da área exclusiva aos campuseiros em comparação com edições anteriores, como a de 2017, mas ainda assim proporcionou momentos memoráveis e uma grande variedade de atividades. A área open foi significativamente maior, abrigando arenas patrocinadas por grandes empresas como a Robocore.
As noites na Campus Party foram agitadas, com música, dança, e até mesmo a presença de um trio de dinossauros. Aí o Guilherme se encontrou e fez valer a sua ida para a campus. Na foto o Dino do meio era ele! Confere no vido a loucura que foi. Rs.
A Campus Party Brasil 2024 foi, sem dúvida, uma experiência única e inspiradora para todos os envolvidos. Até a próxima, campuseiros e futuros campuseiros!
Na medida que for lembrando de mais pontos, vou atualizando aqui…