LaTeX – Produzindo Trabalhos Acadêmicos de Alta Qualidade
Views: 162
Com qual software você redige e formata seus artigos, livros ou apostilas? Imagino que você utilize as ferramentas mais conhecidas: Microsoft Word, LibreOffice ou Google Docs. Já pensou na quantidade de tempo necessário para verificar numerações, formatação de capítulos, parágrafos, sumário, bibliografia e todos os outros elementos que compõem o documento que você está escrevendo?
(What You See Is What You Get), ou seja, o que você está vendo é o que você irá obter ao salvar seu documento em PDF.
Princípio WYSIWYG utilizado em processadores de texto
Fonte: O Autor.
Já no LaTeX, é utilizado o princípio WYSIWYM (What You See Is What You Mean), assim, o que você está vendo é o que você quer dizer. Dizer para quem? Para o compilador do LaTeX que realizará toda a mágica para transformar seu arquivo com extensão .tex para .pdf, .html, entre outros que você pode escolher.
O LaTeX é baseado em tags assim como o HTML (HyperText Markup Language) e cada tag possuí um contexto e pode conter um estilo associado. Quando declaramos: \chapter{Meu capítulo}
estamos dizendo ao compilador que queremos um capítulo e esse capítulo pode possuir o estilo padrão do LaTeX ou um estilo criado por você ou por outras pessoas. Há outros tipos de tags como por exemplo: \usepackage{NomeDoPacote}
Princípio WYSIWYM utilizado no sistema preparador de documentos.
Fonte: O Autor
Você deve estar se perguntando: “Por que vou utilizar o LaTeX se ele parece ser muito mais difícil que o Word?”. Bom, a seguir você verá algumas vantagens e desvantagens do LaTeX:
Vantagens do LaTeX
- Existem modelos LaTeX prontos na internet para qualquer tipo de documento (inclusive Curriculum);
- Não possuí bugs;
- É de graça;
- Foco no conteúdo do que está sendo produzido pois a formatação é automática. Sumário, listas, numeração de figuras, numeração de capítulos, fonte e etc.;
- Geração automática de bibliografia e índices;
- Fórmulas matemáticas com alta qualidade e com fácil inserção (O LaTeX foi construído pensando na área de exatas);
- Documento com qualidade profissional;
- Utilização de pacotes escritos por outros usuários. A comunidade LaTeX é bem forte;
- Compatibilidade – LaTeX não perde a formatação. Um documento LaTeX de 30 anos atrás terá o mesmo formato hoje;
Desvantagens do LaTeX
- Construir um modelo totalmente do zero pode ser muito trabalhoso. Então é ideal utilizar modelos prontos como base para o nosso documento;
- Aprender LaTeX pode desencorajar algumas pessoas, afinal, ele não é tão intuitivo como o Word;
Escrevendo em LaTeX
É possível utilizar o LaTeX instalando diretamente no sistema operacional e utilizar editores de textos variados como o Visual Studio Code, TeXstudio, Vim, entre outras opções. No entanto, para fugir de instalações é possível utilizar uma ferramenta Web chamada Overleaf. No Overleaf é possível criar e editar documentos, ver modelos prontos (publicados por outros usuários) e exportar para PDF.
abnTeX2
Existe uma suíte para LaTeX que atende os requisitos das normas ABNT chamada abnTeX para a elaboração de diversos tipos de trabalhos acadêmicos. É muito comum que diversas instituições de ensino, através de aluno e/ou professores, utilizem dessa suíte e adequem para o modelo da instituição que fazem parte. Vale a pena dar uma olhada.
Aprofundando
Existe um conteúdo vasto sobre LaTeX na internet e recomendo que você busque aperfeiçoar suas habilidades em LaTeX. Quem já teve contato com HTML ou outra linguagem de marcação pode sentir mais facilidade ao utilizar a ferramenta. Para quem nunca teve contato, exigirá um pouco mais de esforço, porém, vídeos no Youtube, apostilas, documentação oficial podem facilmente ultrapassar a barreira de aprendizado.
Fiz um vídeo explicando de forma resumida sobre LaTeX, Overleaf, abnTeX, importando o modelo de trabalho acadêmico que utilizo na minha faculdade e detalhando sua estrutura.
Tem uma opção para trabalhar com Latex de maneira colaborativa e online através de uma ferramenta chama overleaf que já exibe em paralelo o resultado do que está sendo digitado. Muito show o artigo.