Inteligência Artificial

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Segundo Norving 2014 a Inteligência Artificial consiste no desenvolvimento de máquinas capazes de resolver problemas tipicamente, até então, resolvíveis apenas por humanos, contudo, o poder e a capacidade desta tecnologia vai muito além disso devido ao aumento do poder computacional das máquinas digitais, dos computadores e seu alto poder de armazenamento e processamento. O rápido crescimento desta tecnologia, nos permite vislumbrar a evolução futura de tal avanço tecnológico. Há muito sabemos da superior capacidade de processamento das máquinas com relação aos humanos, mas a pouco percebemos sua eminente capacidade de nos superar em diversas áreas, não só nos cálculos, mas também na predição e analise de problemas complexos. A superioridade eminente das máquinas já foi prevista, na década de 50, com o artigo de Alan Turing o qual postulava em um teste, que em um dado momento, uma máquina poderia se passar por um humano em uma conversa com um interlocutor em um experimento simples de troca de mensagens, este teste foi chamado de Teste de Turing [TURING 1950], sendo que em 2018 tivemos o primeiro indicio de um sistema computacional ter passado neste teste.

Mesmo alheios a este fato o que realmente sabemos é que em algum momento teremos máquinas mais inteligentes que os humanos, causando um grande impacto não só no sistema produtivo, mas em toda sociedade, ameaçando empregos de uma forma nunca vista antes. Nesse cenário as habilidades ditas Hard skills serão as primeiras a serem impactadas, restando para nós humanos o desenvolvimento das habilidades ditas Soft skills, ao menos até o momento [ROLIM 2016]. Assim a atual dúvida não mais se encontra na questão de poder computacional inteligente, mas no fator ético e emocional de tal evolução.

Referências

ALVAREZ, AB e Luque, B. Rede Neural de Kohonen e Outras Técnicas para Treinamento Não Supervisionado – Universidade Estadual de Campinas – 2003

NORVING, P e Russell S. Inteligência Artificial – Elsevier – 2014

TURING, A. Computing machinery and intelligence. Mind, vol. 59, issue 236, 433-460. 1950.

ROLIM, C e TAYLOR, MLM. Hard x Soft Skills e Desempenho entre Graduados Universitários. PPGDE-UFPR. 2016

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Fábio Bettio

Mestre em Educação e Novas Tecnologias (Uninter), Pós-graduado em Engenharia de Software (PUCPR), Graduado em Engenharia de Computação (PUCPR) e Técnico em Eletrônica (CEFET-PR). Fundador do Espaço CMaker um espaço para aprendizado colaborativo e metodologia STEAM, professor de ensino superior na Faculdade da Indústria vinculada ao sistema FIEP onde leciona as disciplinas de Sistemas Operacionais, Programação C, C# e PHP, Arquitetura de Computadores e Organização de Computadores, Startup e Empreendedorismo, também leciona as disciplinas de Robótica para o ensino integrado do Tecpuc escola do Grupo Marista.

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