ESPAÇO CMAKER INFORMA (15/12) Especial de Fim de Ano!

ESPAÇO CMAKER INFORMA (15/12) Especial de Fim de Ano!
Gostou? Compartilhe em sua rede

Hits: 69

Olá meus caros, esse é um textão de fim de ano, mas acho que vale a leitura.

Primeiramente gostaria de parabenizar a todos os envolvidos no crescimento do Espaço Maker, estamos criando algo único aqui. Mesmo existindo milhares de Espaços Makers pelo mundo e centenas no Brasil, temos uma enorme carência desse tipo de espaço em Curitiba, sendo que os únicos três que existem seguem as regras de um Fablab que dificulta um pouco o seu uso pela comunidade. Assim surgiu a ideia da criação do Espaço Maker, uma ideia de muitos anos que vinha aflorando cada vez mais, uma ideia pé no chão, construída grão a grão, peça a peça, ferramenta a ferramenta, que não buscava algo de extraordinário, apenas um cantinho que as pessoas pudessem chamar de seu, um laboratório de projetos ou um laboratório de prototipagem digital que permitisse as pessoas darem asas a sua imaginação. Então em 2018 surge o Espaço Maker Bettech. Começamos aí a construção de um ideal, de um sonho. Logo no primeiro ano o domínio Bettech.com.br foi vendido para uma grande empresa e conseguimos um pequeno capital para acelerarmos um pouco as coisas, começamos então o inicio da reforma elétrica em nossa sede, logo depois a chegada da corte a laser nos abriu um gigantesco leque de possibilidades. Hoje novos projetos estão surgindo, novas parcerias se formando e o ideal maker está começando a fazer parte da vida de muitas pessoas. Acredito fielmente que somos uma espécie de ilha, que abrigará em um futuro próximo as mentes criativas de diversas áreas do conhecimento. Muitos de nós já possui o espirito maker consigo, que consiste em ser capaz de construir, consertar ou modificar elementos do mundo físico real, contudo outros ainda tem que desenvolver um pouco mais essas habilidades, bem como as habilidades não técnicas como a de compartilhar seu conhecimento. Como dizia Christopher McCandless “A felicidade só é plena quando compartilhada” [Na Natureza Selvagem] assim só seremos plenos quando compartilharmos nosso conhecimento e sentirmos o prazer dessa realização, isso é ser maker, não só fazer, mas compartilhar o seu fazer. Sendo assim um Espaço Maker tem esse propósito, servir de formão para que possamos esculpir nossos projetos e ajudar a outras a fazerem o mesmo. Não é uma brincadeira, não é um passa tempo, é um modo de vida, ser maker é praticamente uma filosofia.

Nesse ano que passou, mesmo com a pandemia, conseguimos tornar operacional diversas ações, como a ativação do site Cmaker.com.br, a organização do Discord com áreas para projetos e debates, o início do projeto AGV com um robô já com acesso remoto (ver mais no Discord), a criação do serviço de locação de placas e sensores para projetos, o início da (eterna) reforma elétrica com a instalação da rede bifásica, passagem parcial dos conduítes de energia e preparação para rede lógica, a aquisição da tão sonhada CNC de corte a laser entre tantas outras parcerias e ideias que tem tomado conta do espaço.

Para 2021 temos muito mais ideias e cada um de vocês é importante nesse processo, dos que ajudaram bem no início da criação do espaço aos que mantiveram acessa a chama maker mesmo nesse momento de pandemia. Vamos para 2021 com muitas, mas muitas ideias mesmo, agora é selecioná-las, priorizá-las e na medida do possível executá-las, uma a uma, até termos nosso império construído.

Agradecimentos especiais de 2020. São muitas pessoas que fazem de nós um Espaço Maker!

Adão – Pelas broncas nos flyers mal feitos.

Alexandre Santos – Pela ajuda no início do espaço Maker, pelas parcerias, ideias e projetos.

Aridio Junior – Pelos papos que terminavam as 4 AM ou 6 AM e milhões de ideias makers.

Arlete – Pelas consultorias, pelos papos e ideias de como tocar isso tudo de forma correta, pelo convites tops de mentorias e eventos.

Carol Porciúncula – Pela paciência e visão sistêmica, onde eu só via caos você via soluções. Pelas ideias de mudanças, reformas e melhorias no espaço e por me aguentar e incentivar. rs.

Clisteres Bento – Pelo artigo publicado e pelas ideias de projetos que estão por vir.

Everton Ramires – Pelas parcerias e pelas trocas de experiências.

Fernando Kramer – Pelos churras e pelos papos divertidos nos “Papos com linguiça” dos sábados no Espaço Maker.

Gaby – Pelo novo banner da entrada do Espaço Maker, ficou top!

Guilherme Bettio – Por ser minha fonte de energia, meu carregador de lipo (pelo risco de explosão). Pelos projetos realizados com sucesso (Bonnie e Clyde ficou top) que comprovou minha teoria “Está tudo na web”.

Henrycke – Pelo espirito maker que se abriga em você.

Ismael – Pelas parcerias e pelas milhões de ideias que surgem quando interagimos.

Jessica – Pela ajuda nas vídeo aulas, sua ajuda foi fundamental para o sucesso dos eventos.

Juliano  – Por acreditar no nosso espaço.

Leonildo – Pelas ideias e papos de final de tarde.

Luccas Quarentei – Pelo presente de final de ano (OK Google!), por ter sangue maker e ajudar a disseminar a cultura maker, você é o cara!

Luís Felipe – Pela ajuda na criação do espaço e nos projetos que tem tocado com parceria do Espaço Maker.

Marcelo Plusch – Pelas consultorias no grupo do Whatsapp e parcerias por vir.

Maria Inês – Por ter me incentivado e me ouvido nas loucuras das minhas ideias, sempre achando que eu ia conseguir. Acredito que ela seja a maker das maker, pois já criava em sala de aula antes mesmo de eu nascer

Marquistei Medeiros – Pelos papos e parcerias!

Nicolas – Pelas consultorias em Watson e elétrica. rs

Otavio – Pelas parcerias.

Rennan Felipe – Pelas lives, pelos artigos, pelos projetos feitos em parceria com o Espaço Maker e pelos papos de alto nível técnico.

Robson – Por ser um maker escondido no armário. rs

Rodrigo Fragoso – Pelos papos de final de tarde e pelas parcerias que estão por vir.

Sam Adam – Pelas parcerias feitas, todas de sucesso! Que venham outras em 2021.

Sear – Esse também é o cara, maker, criador e fomentador do Espaço Maker, sem ele não teríamos dados os primeiros passos com a aquisição da primeira impressora 3D que deu origem a tudo mais. Aguardamos ansiosos o momento que você voltará para nós.

Terezo – Pelas conversas construtivas e abrir minha mente para meus limites. Pelos projetos e ideias makers. Você tem o espirito maker dentro de você.

Tiana – Por tentar manter o caos sobre controle.

Valdinei – Pela mega parceria e quase irmandade no desenvolvimento do Espaço Maker, pelas peças cedidas ao espaço, pelas tecnologias agregadas aqui, pelos projetos em parceria, pelas vídeo aulas e pelo constante aprendizado e compartilhamento.

Vinicius Baldan – Pelas ajudas e ideias em projetos, por me mostrar que tudo dá para fazer, por manter o espirito maker nessa nova geração que está por vir. Cara! Você é um maker!

Vinicius Bucco – Pelo makerzinho que está nascendo em você, não perca essa garra.

Will – Por manter acesa a sua chama maker, mesmo em momentos difíceis sempre vejo você criando.

Willian House Maker – Pelos convites para eventos, pelas parcerias, pelas ideias e pelos contatos feitos.

… e tanto outros que fizeram parte de tudo isso, cada um de vocês contribuiu de alguma forma para sermos quem somos  hoje e almejarmos quem seremos amanhã!

 

Se eu esqueci alguém por favor me avise!!! Sabe que a memória anda fraca. rs!

 

Espaço CMaker – Fazendo Fazedores

Boas Festas e um ano novo repleto de realizações, projetos e saúde!!!!

 

Entraremos de recesso a partir do dia 20/12/2020 e voltaremos em 05/01/2021.

Convido a partilharem momentos vividos aqui nos comentários abaixo!

 

 

Gostou? Compartilhe em sua rede

Fábio Bettio

Pós-graduado em Engenharia de Software (PUCPR), Graduado em Engenharia de Computação (PUCPR) e Técnico em Eletrônica (CEFET-PR). Fundador do Espaço CMaker um espaço para aprendizado colaborativo e metodologia STEAM, professor de ensino superior na Faculdade da Indústria vinculada ao sistema FIEP onde leciona as disciplinas de Sistemas Operacionais, Programação C, C# e PHP, Arquitetura de Computadores e Organização de Computadores, Startup e Empreendedorismo, também leciona as disciplinas de Robótica para o ensino integrado do Tecpuc escola do Grupo Marista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *